Por que dar atenção à saúde mental é tão importante?
- psiepratica
- 19 de fev.
- 1 min de leitura
É sempre importante lembrar que o ser humano é dotado de mente, corpo e espírito. Essas instâncias trabalham em conjunto e são elas que nos revelam como está nosso interior de forma geral. Porém, na maioria das vezes, há uma dificuldade de se conectar com esses três aspectos e isso resulta no adoecimento, na “quebra do Eu”.
Quando se fala em saúde mental, vive-se a era da ansiedade patológica e da depressão e, por outro lado, o aprendizado que a humanidade tem experienciado diante dessa problemática.
Praticar o autoconhecimento, aprender a compreender o que se está pensando e sentindo e superar o mal-estar que ambas as condições causam, demanda o trabalho de prevenção. E a psicoterapia tem essa função também. Assim, diminui-se bastante o fato de ser surpreendido por sintomas moderados e graves de ansiedade e depressão ou outras doenças ou condições.
A atitude de praticar o autoconhecimento e se prevenir de algum adoecimento mental certamente irá trazer diversos benefícios à saúde mental e emocional, pois é um investimento em si mesmo. Benefícios como: combate de sintomas moderados e graves, autoconhecimento em prática, desenvolvimento e prática de habilidades emocionais, exercícios de autorregulação emocional e autocuidado, e também do quadro do bem-estar geral.
Eu gosto de dizer que o básico bem feito é a chave para viver com bem-estar. Cuide-se, acolha-se, perdoe-se, supere-se e ame-se.
Bárbara Hollanda.
Comentários